• Estatísticas do Site

    • 229,161 Visitas
  • hit counter Online

Chrome: conheça o navegador web da Google (com imagens

Continuando com seus planos de “indexar toda a informação do mundo”, a Google lança seu próprio navegador web (browser), batizado de Chrome.

Atualização 2/9/8; 16:30hs – Disponível para download aqui: http://www.google.com/chrome

A informação “vazou” em um blog que deu a notícia acompanhada de um documento da Google, em forma de história em quadrinhos (HQ). Em seguida, a gigante da web anunciou oficialmente em seu Blog corporativo a notícia, dizendo que enviou a mensagem sobre o Chromeum pouco cedo demais“.


Telas do Google Chrome: Design minimalista com foco nas funções mais utilizadas

Tudo bem explicadinho

Na HQ, criada especialmente para jornalistas e bloggers por Scott McCloud (autor de Understanding Comics e profissional elogiado por Frank Miller, Matt Groening, Neil Gaiman e Will Eisner) vários personagens apresentam os conceitos aplicados pela Google no produto.

Estes personagens, funcionários da Google como designers, programadores e gerentes de produto, explicam de forma bastante didática a abordagem da Google na criação mais um concorrente para o Internet Explorer, Firefox, Safari e tantos outros browsers que já existem no mercado. Como ex-desenhista de HQs só posso elogiar a abordagem “old-school” da Google.

Leia ou baixe a HQ no site da Google.

Foco no usuário: a abordagem da Google chega ao navegador

Ainda que pareça um player tardio no segmento de navegadores, a marca Google teria de qualquer forma um peso brutal no lançamento do Chrome, mas a proposta da empresa americana parece ir além do mero interesse em “marcar presença” no mercado de navegadores. Ela se propõe a oferecer um produto mais eficiente, inclusive em questões cabeludas como gerenciamento de memória.

Os navegadores atuais, em especial quando utilizados com diversos sites abertos ao mesmo tempo, processam os scripts presentes nas páginas de forma que um eventual problema em uma página geralmente ocasiona erro em todo o aplicativo. Tipicamente, o navegador se fecha como um todo, com perda de toda a informação presente nas páginas abertas.

Segundo a Google, o Chrome utiliza de uma forma mais eficiente a memória do PC, isolando processos e, por conseqüência, problemas. Assim, se uma aba do navegador travar, por exemplo, somente aquela página necessitará ser fechada, preservando as outras intactas.

O Chrome vem, inclusive, com um “gerenciador de tarefas”, que apresenta a utilização de memória por cada site aberto naquela sessão.

Os desenvolvedores usaram o engine open source Webkit, mesmo do Safari da Apple, que impressionou a equipe do Chrome por sua velocidade.


O “Task Manager” do Chrome

Outras características do Chrome incluem:

  • página inicial que mostra os 9 sites mais visitados pelo usuário, mais buscas e bookmarks recentes
  • Javascript Virtual Machine embutida chamada V8
  • modo de navegação “Incognito”, com privacidade reforçada (anonimamente?)
  • barra de endereços vem com recurso de auto-completar com sugestões (”Omni Box”)
  • lista auto-atualizável de sites suspeitos, para prevenção de malwares
  • interface limpa, na linha de outros produtos Google

Veja mais imagens do Chrome, navegador web da Google:

Incognito – navegação sem rastros no PC


Auto-completar (”Omni Box”): sugestões a venda?


Página inicial: seus sites mais visitados

Palavras da Google

No seu post, a Google comenta a interface e o código do Chrome:

Na superfície, nos esmeramos em desenhar uma janela simples e limpa. Para a maioria das pessoas, o navegador não é o que importa, é simplesmente uma ferramenta para alcançar o que realmente importa: as páginas, sites e aplicações que formam a web. Do mesmo que a clássica página do Google, o Google Chrome é limpo e rápido. E não se coloca entre você e o que realmente quer fazer na Internet.

Em seu interior, abaixo da superfície, construímos os fundamentos de um navegador que pode atender às exigentes e complexas aplicações de hoje. Mantendo cada guia (tab) em seu próprio ambiente, isolado, evitando que um erro em uma guia cause problemas para as demais. Também melhora a capacidade do navegador de proteger os usuários e suas máquinas de sites que abrigam software maliciosos. A velocidade e o tempo de resposta foram melhorias importantes, construímos o V8, um motor de JavaScript mais poderoso para impulsionar a próxima geração de aplicações web, que não são possíveis nos navegadores de hoje.

Versão beta: 100 países, inclusive Brasil, eu espero!

Não há maiores detalhes a respeito ainda (são 5:00 em ponto de 2 de setembro de 2008), mas o Chrome poderá ser baixado inicialmente em 100 países incluindo o Brasil, acredito eu, visto o post no blog brasileiro da Google. Aqui está: http://www.google.com/chrome

E, indendente da curiosidade inicial, acredito que o navegador é uma bem-vinda novidade por sua busca por mais eficiência e produtividade de forma geral. E vale reforçar a menor utilização de recursos críticos do sistema operacional, resultando em maior estabilidade e menos frustração.

Tornar-se o fornecedor preferencial da ferramenta que hoje é utilizada para as mais diversas tarefas do cotidiano é o mais novo, e bem óbvio, objetivo da empresa que vem definindo a forma como usamos Internet. Na verdade, demorou.

Estou baixando o Chrome e postarei minhas opiniões no primeiro follow-up de artigo aqui do blog.

Página oficial do Chrome: google.com/chrome

Fontes:

O blog do Google Brasil: Uma nova perspectiva sobre os navegadores

Google Chrome Screenshots
por Philipp Lenssen

;

;

TEXTO RETIRADO DE: http://ppriess.wordpress.com/2008/09/02/chrome-conheca-o-navegador-web-da-google-com-imagens/

Uma resposta

  1. Valeu o crédito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: