• Estatísticas do Site

    • 229,161 Visitas
  • hit counter Online

Significados de Tatuagens

Um dos meus posts que tem trazido uma renca de gente a visitar o meu blog, aumentando consideravelmente o tráfego daqui, é o Tatuagens: desenhos e significados. Mas enfim, esse é um blog pessoal e as tatuagens deste post que citei são minhas, então tranquilo. Até aparecerem comentários aleatórios. Aí eu também me lembro que, rotineiramente, esses mesmos comentários que são feitos aqui no blog, me são feitos pessoalmente, por pessoas que não me conhecem direito. E, não sei exatamente bem por quê, eu sempre finjo que não, mas a bem da verdade eles me irritam. Profundamente.

– “Qual o significado da sua tatuagem? O que ela significa?”

Aqui eu tenho recebido (como vocês podem ler) comentários me pedindo pra explicar o significado de “pimenta” e “peixinho”. Poxa, olha no dicionário! Simples assim. Se você não sabe até hoje quais “os significados” dessas coisas, eu realmente sinto muito… Mas não vou poder te ajudar.

Ok, deixando a escrotice de lado temporáriamente..

Quando eu respondo que “minha tatuagem não tem significado exato” e que a fiz por que “achei o desenho bonito”, as pessoas não entendem e logo retrucam “Mas como assim sua tattoo não tem significado?”. Ou seja, beleza não é o suficiente pra essas pessoas… É preciso que exista também o tal do “significado”… Hah, tá certo… Como se elas realmente se importassem com isso. Pelo que pude perceber, as mesmas pessoas que buscam tão desesperadamente por “significado” nas tatuagens, são aquelas que malham desesperadamente na academia, compram roupas de marca e estão mais preocupadas com “estética” e com o “visual”, com a “beleza” do que “significado” de qualquer coisa que seja. Hah… Mundo estranho esse não? Pessoas estranhas e contraditórias (eu, inclusa).

Mas vou provar agora mesmo por A+B que gente que chega com esse papinho de “significado” tá de caô…

Pra essas pessoas eu pergunto: que porcaria de “significado” é esse que vocês tanto buscam? Por que que tudo na vida precisa de um significado? Precisa? A sua vida tem significado? Seu trabalho tem significado? A sua família, significa o que pra você? Seus amigos? Enquanto você não puder responder essas perguntas pra si mesmo(a), você também não vai poder entender por que as minhas tatuagens “não tem significado” e por que as faço simplesmente por que as considero belas.

Acho essa pergunta de uma deselegância e inconveniência extremas. Mas geralmente tento levar na esportiva, pra não parecer (muito) grossa.

No blog de um dos meus tatuadores favoritos, Jun Matsui, tem uma frase que resume com perfeição o que também penso: “A tatuagem nunca é mais importante a pessoa que a está carregando”. Ou seja, antes do desenho e antes do maldito significado, existe uma pessoa. E é a partir dessa pessoa, do que ela sente, pensa, acredita que os significados surgem. Pensando assim, a possibilidade de significados, mesmo pra tatuagens que sejam parecidas, é imensa. Uma tatuagem nunca é igual a outra, por mais que seja uma cópia. Pessoas são diferentes, logo, o desenho tem uma “aura” (por assim dizer) diferente.

Ainda acredito também que tatuagem é algo extremamente íntimo e pessoal.

Os outros não tem que saber o significado: ele é seu, pra você. É íntimo.

Claro, se você quiser criar um significado e sair espalhando aos quatro cantos pra “parecer descolado“, tudo bem, você tem todo o direito, a pele é sua, o desenho foi você quem escolheu. Mas eu, particularmente, prefiro não fazer isso mesmo por que não fico (mais) criando significados pras minhas tatuagens: as faço por que gosto e sinto a necessidade de tê-las comigo. O momento de tatuar-se pra mim é quase como se fosse algo xamãnico mesmo, sagrado. É um momento de iluminação mesmo: a dor leva à reflexão. É sempre um marco muito importante na minha vida, que me faz repensar sobre o meu passado, a minha situação atual e o meu futuro. Antigamente eu me tatuava por motivos específicos que tinha em mente, mas hoje em dia isso não acontece mais. Faço por que gosto e por pura estética. Nenhum outro motivo além desses.

Por isso considero essas pessoas que buscam quase que desesperadamente “significado” em tudo e todas as coisas (não só em tatuagens, como também em livros de auto-ajuda), eternamente vazias e frustradas. Elas não só não sabem viver, como também não sabem bem o que querem.

Não há significado em nada nessa vida. Esqueçam disso!

Meu conselho pra pessoas que procuram “significado” nas tatuagens (suas e alheias): não façam mais tatuagens pros outros! Façam pra si mesmas. Procurem por auto conhecimento, auto-entendimento. Procurem por beleza na vida, procurem por leveza, por prazer nas coisas pequenas, nos desenhos de crianças, nos desenhos de índios, nas formas que as coisas mundanas e as coisas naturais têm! Procurem se iluminar através de culturas antigas, civilizações que não existem mais, literatura, padrões geométricos e/ou da arte em geral.. Façam isso e a vida de vocês será outra.

É isso. Não vou escrever mais por que se não vou começar a ficar chata até pra mim mesma.

.

Fotografia devidamente roubada do blog Life Under Zen, do tatuador Jun Matsui.

..

..

..

Retirado de: http://cronicasatipicas.wordpress.com/2008/08/21/significados-de-tatuagens/

Deixe uma resposta

