• Estatísticas do Site

    • 229,161 Visitas
  • hit counter Online

MINHA TERRA, poesia para 3a série, Semana da Pátria

Índio brasileiro.

Índio brasileiro.

MINHA TERRA

D. Aquino Correia

Minha terra é Pindorama

de palmares sempre em flor:

quem os viu e não os ama,

não tem alma nem amor.

Santa Cruz é minha terra,

terra santa cá do sul:

seu pendão a cruz encerra,

tem a cruz no céu azul.

Deus num último batismo

meu país Brasil chamou;

se me abrasa o patriotismo,

brasileiro então eu sou.

Eis os nomes que assinalam

minha terra sempre em flor:

são três nomes que me falam

de beleza, fé e amor.

Pindorama! és meu encanto!

Santa Cruz! és minha fé!

O’ Brasil! Eu te amo tanto,

que por ti morrera até.

VOCABULÁRIO:

Pindorama – terra das palmeiras, nome dado ao Brasil pelos índios.

♦♦♦♦♦♦

D. Francisco Aquino Correia ( Cuiabá, MT 1885 – São Paulo – 1956)  arcebispo de Cuiabá.

Do livro:

Vamos estudar?: 3a série primária, Theobaldo Miranda Santos, Rio de Janeiro,  Agir: 1961. 12a edição. [Edição especial para os Estados de Goiás e Mato Grosso].

..

..

..

..

..

..

..

Retirado de: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/05/minha-terra-poesia-para-3a-serie-semana-da-patria/

Deixe uma resposta

